6 razões para contratar uma agência de comunicação


1. Comunicação bem planeada é mais eficaz do que publicidade

Os consumidores são permanentemente bombardeados com publicidade. Mas os indicadores mais recentes mostram que lhe são cada vez mais indiferentes. Um plano de comunicação pode funcionar de uma forma mais efetiva. Uma agência especializada procura conhecer a fundo a empresa cliente para, em estreita colaboração com o departamento de marketing, dar a conhecer os seus trunfos e encontrar ângulos que mereçam ser divulgados e noticiados. Assim, a mensagem chega aos potenciais consumidores de forma não intrusiva.

O segredo é: não interromper com anúncios os conteúdos que o seu cliente está a consumir, mas sim criar os conteúdos que eles querem consumir.

Uma agência encontra dentro das empresas clientes informação que realmente interessa e que pode fazer a diferença a nível noticioso. Um olhar jornalístico, feito por quem tem experiência nesse mundo, é indispensável.

2. Uma perspetiva exterior ajuda a abrir os olhos
A experiência e o conhecimento adquiridos por quem trabalha dentro de uma empresa são insubstituíveis para um negócio. Mas, por outro lado, uma perspetiva exterior é também uma grande mais-valia, especialmente a nível da comunicação.

Um olhar diferente sobre o seu negócio estimula novas ideias e estratégias criativas – e descobre novos ângulos de abordagem que podem passar ao lado de quem convive com a realidade interna todos os dias. Esta é uma enorme vantagem quando o objetivo é fazer chegar uma mensagem a audiências externas.


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3. Os clientes precisam de encontrar a sua empresa nas pesquisas
Os clientes já não vão às Páginas Amarelas procurar por empresas, nem telefonam para a primeira que lhes aparece. Atualmente, quando precisam de um produto ou serviço, as pessoas passam mais tempo em pesquisas online, ou através de redes sociais, antes de fazerem o primeiro contacto. Estudos recentes demonstram que as pesquisas prévias podem chegar a ser uma dúzia. Assim, quando se decidem a avançar para um contacto, os potenciais compradores já fizeram quase todo o trabalho.

Também aqui uma agência de comunicação é uma ajuda inestimável: a conseguir com que os produtos ou serviços da sua empresa apareçam com destaque nas pesquisas prévias – e nos locais onde os clientes procuram. E estes são cada vez mais difíceis de alcançar.

4. Gerir a sua presença nas redes sociais e as suas newsletters
A presença das empresas nas redes sociais é vital no mercado global. Um inquérito feito pela IBM relatou que 75% dos clientes afirmaram usar as redes sociais como parte do processo de compra. Quanto ao e-mail… bom, em 2014 continuava a ser citado como o canal de marketing digital mais importante para conquistar clientes, num inquérito da eMarketer.

Num mundo cada vez mais dinâmico, as empresas necessitam de se esforçar todos os dias para serem relevantes para os seus clientes. Estar na internet é fundamental, mas não chega – é preciso saber utilizar as vantagens que a rede possibilita para potenciar os resultados. Com as redes sociais, dispomos de uma ferramenta poderosa para granjear reputação e aproximar-nos dos clientes.

Mas é preciso uma estratégia consistente, com conteúdos interessantes que envolvam as pessoas. Nada melhor que uma agência de comunicação para o fazer de forma eficiente.

5. A sua empresa não tem tempo
A grande generalidade das empresas ocupa o seu precioso tempo a tratar da gestão do negócio e a pensar em novos produtos e serviços. Não tem disponibilidade nem know-how para delinear planos de comunicação, que precisam de muitas horas de trabalho. É aqui que entram as agências de comunicação, as quais tratam do assunto de forma personalizada e eficiente – e por menos do que custa contratar um especialista para os quadros.

6. No final, a marca é o que interessa
A imagem que um consumidor tem de uma marca – os ativos intangíveis – é o que de mais valor tem uma empresa. Um estudo da Brand Finance indica que o goodwill representa 72% do valor da marca, contribuindo os ativos tangíveis (book value) com apenas 28%. Torna-se fundamental no mercado global que as empresas apostem na comunicação das suas marcas, produtos e serviços, desenvolvendo estratégias adequadas – ou seja, que apostem nesses 72%.